Receitas: Shirataki de Konhaku à bolonhesa e Tofu ao forno

Olá pessoas!!!! Sim, estou super de bom humor hoje, passei a tarde cozinhando =D. Desde o almoço, as comidas para a semana e o lanche da noite. Tudo deu certo e fiz coisas deliciosas. Essa semana o blog estará recheado de receitas MARAVILHOSAS. Mas calma, vamos aos poucos, certo?! Hoje vou apenas passar a receita do shirataki e de como preparei o tofu, assim vocês já podem fazer a macarronada do domingo =).
Antes de passar a receita, vou falar um pouquinho (bem rápido, prometo) sobre o konhaku. Segundo titio Pierre Dukan em seu livro O Método Dukan – Ilustrado, “trata-se de um alimento com origem na culinária do povo japonês, cujas mulheres dividem com as francesas o prêmio de maior magreza e longevidade do planeta”. Pelo que andei lendo, parece que esse konhaku é milagroso, pois “suas fibras absorvem até cem vezes seu peso em água, formando um gel ultraviscoso, que enche o estômago e engana as gorduras e os açúcares”. Só posso dizer que depois de comer o shirataki (ou itokonhaku) eu me senti muito saciada e só fui comer novamente no jantar (nem fiz meu tradicional lanchinho da tarde).
Confesso que não foi fácil achar o shirataki na cidade em que moro. Parece que só vende em um lugar na cidade e ele fica bemmmmmmm longe da minha casa. Mas a vontade de experimentar era tanta que decidi ir buscar hoje de manhã. Agora vamos à receita! Eu peguei ela no livro acima citado, mas fiz algumas adaptações…

Shirataki de konhaku à bolonhesa

Ingredientes:

  • 400 gramas de shiratakis de konhaku.

Molho:

  • 1 cebola picada;
  • 1 dente de alho picado;
  • 1 colher de café de tomilho;
  • 1 colher de café de orégano;
  • 4 folhas de louro;
  • Sal;
  • Pimenta-do-reino;
  • 300 gramas de carne magra moída;
  • 1 pode de molho de tomate;
  • Cebolinha;
  • 1 copo de caldo de carne sem gordura.

Modo de preparo:

Em uma panela em fogo brando frite o alho e a cebola. Acrescente a carne e vá refogando. Acrescente os temperos. Quando a carne estiver refogada, acrescente o molho de tomate e o caldo de carne e cozinhe por uns 10 minutos, mexendo para ir misturando. Reserve.

Tire os shiratakis de konhaku da embalagem e coloque em um escorredor. Lave bem. Coloque-os em uma panela com água fervente e deixe cozinhar por 3 minutos. Coloque novamente no escorredor e lave novamente.

Adicione os shiratakis de konhaku na panela do molho e sirva quente.

Acrescentei um pouco de queijo parmesão ralado com até 7% de gordura.

2013-08-10 14.00.15 2013-08-10 14.40.402013-08-10 14.26.26 2013-08-10 14.47.42

Tofu ao forno

Na verdade eu ia fazer o Tofu tandoori do livro O Método Dukan – Ilustrado, mas como eu não tinha tandoori em casa, tive que mudar a receita. Além disso, eu estava morrendo de fome, então não deixei o tofu imerso na mistura durante a noite toda (porque eu fiz na hora). Então, digamos que ficou bem diferente do esperado rs, mas garanto que ficou bom (para quem curte tofu).

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de suco de limão;
  • 1 iogurte natural com 0% de gordura;
  • 1/2 colher de misso (eu uso um com menos gordura);
  • 250 gramas de tofu firme;
  • Sal;
  • Pimenta-do-reino.

Misture o suco de limão, o iogurte e os condimentos. Corte o tofu em cubos e adicione-os ao preparo anterior. Nesse momento você deixaria na geladeira por algumas horas, para que o tofu absorva o gosto da mistura, mas como eu disse, eu estava com pressa rs. Então passei ao próximo passo.

Disponha o tofu (com o molho) em um prato (usei um refratário de vidro) e leve ao forno preaquecido a 240°C. Deixe assar por uns 25 minutos.

2013-08-10 14.18.25 2013-08-10 14.19.43 2013-08-10 14.21.47 2013-08-10 14.48.58

Posso dizer que o shirataki quebra um ganho em relação à falta de macarrão e a mistura shirataki + tofu ficou muito saborosa =).

Bon appetit!!!

2013-08-10 14.52.03

3 thoughts on “Receitas: Shirataki de Konhaku à bolonhesa e Tofu ao forno

    • Olá Gi, eu paguei R$ 7,00 em uma embalagem de 200 gramas. Achei bem carinho, mas a vontade de comer era tanta rs. Mas acredito que em São Paulo, por exemplo, seja mais barato (estou supondo). Esse mês ainda pretendo ir pra lá e vou verificar os preços. Mas aqui no interior de Sampa paguei os R$ 7,00 com um aperto no coração rs.

Deixe um comentário

