Receita: Bolo de banana com Goji Berry

Como eu comentei em outro post, a Goji Berry é uma frutinha muuuuuito cara. Geralmente, 100 gramas estão em torno de R$ 20,00 :O. Isso mesmo, não se assuste rs. Não sei porque essa frutinha é tão cara, será que ela é importada do Tibete (seu lugar de origem)? Independente disso, parece que ela é muito especial. Só para começar, ela contém 19 aminoácidos, 21 minerais vestigiais e 2500 mg de vitamina C (a lista completa de propriedades você pode ver na Wikipédia).

Como eu tinha comprado a bendita do pessoal do Essencia & Cia (e provavelmente essa foi a primeira e última vez rs), queria usá-la em uma receita especial. Vi várias receitas no livro Método Dukan Ilustrado e Receitas Dukan que usam Goji Berry, mas a que me chamou mais atenção foi a do bolo de banana. Eu sempre amei bolo de banana e quando vi a receita fiquei morrendo de vontade. A receita é da Luiza Nadal (quem sabe ela não faz um vídeo qualquer dia com essa receita =D). Como eu sou fominha, fiz duas receitas, mas abaixo estão as quantidades para apenas uma receita.

Ingredientes:

  • 6 colheres de sopa de farelo de aveia;
  • 3 colheres de sopa de farelo de trigo;
  • 8 colheres de sopa de leite em pó desnatado;
  • 2 colheres de sopa de requeijão cremoso 0% de gordura;
  • 2 colheres de sopa de creme de ricota light;
  • 5 colheres de sopa de adoçante culinário;
  • 200 ml de leite desnatado líquido;
  • 1 colher de chá de essência de banana;
  • 1 colher de sobremesa de fermento químico em pó;
  • 5 colheres de sopa de Goji Berry;
  • 3 gemas;
  • 3 claras.

Modo de preparo:

Deixe as goji berries de molho no leite desnatado líquido com a essência de banana por aproximadamente 30 minutos. Escorra as goji e reserve.

2013-08-03 18.42.53 2013-08-03 19.20.25

Coloque na batedeira as gemas, o requeijão e o creme de ricota. Bata até obter um creme.

Gostaria de adicionar um “porém” aqui. O próximo passo da receita é “adicione o leite aos poucos”. Quando li isso eu entendi que era o leite líquido, mas lendo melhor agora, entendo que seria o leite em pó. Seja qual for a interpretação, eu adicionei o leite líquido em que as goji estavam de molho e o bolo ficou maravilhoso. Então sugiro fazer o mesmo ;). Continuando…

Adicione o leite aos poucos e em seguida o restante dos ingredientes secos (nesse momento eu adicionei também o leite em pó). Bata as claras em neve firme (na verdade, eu bati as claras em neve antes, visto que usaria a batedeira depois) e incorpore delicadamente à massa. Por último, acrescente as goji berries mexendo delicadamente. Despeje a massa em uma forma de silicone (eu usei uma forma de alumínio forrada com papel manteiga). Asse em forno a 180°C por 40 minutos.

2013-08-03 19.39.31 2013-08-03 20.33.17

Não consigo descrever o quanto esse bolo ficou gostoso rs. Pena que não pode comer muito por dia devido às quantidades de farelos =(. Minha próxima experiência será fazer bolos com outros sabores de essência (e sem as goji berries rs) usando essa mesma massa. Tomara que dê certo =D.

2013-08-03 22.26.13 2013-08-03 22.26.20

Bon appetit!!!

One thought on “Receita: Bolo de banana com Goji Berry

  1. Pingback: Eu não vivo sem: fruta | Cruzeiro Dukan

Deixe um comentário

