Cálculo do Peso Ideal

O primeiro passo antes de começar a Dieta Dukan é saber quanto você quer/precisa perder e quanto tempo precisa ficar em cada fase da dieta. Para isso, no site oficial da dieta você encontra uma “calculadora”: https://www.dietadukan.com.br/inscricao.

Algo muito importante a se definir é a quantidade de quilos que você deseja perder. Para fazer essa estimativa, a calculadora pede que você insira um histórico do seu peso ao longo da vida. Além do peso desejado, você deve inserir o peso máximo que você atingiu (acredito que o da grande maioria seja o peso atual rs), seu peso mínimo (durante a vida adulta), e o seu peso médio (aquele que você manteve na maior parte da vida), além do tipo de ossatura que você tem. Após o cálculo será indicado qual é o seu peso ideal. Observem que nem sempre o peso que você deseja é o seu peso ideal. Apesar de não conhecer o cálculo utilizado, fica claro que seu peso ideal depende do seu histórico de peso ao longo da vida adulta. Achei isso interessante, porque evita de a pessoa emagrecer mais do que deveria (se a pessoa acatar a sugestão). Essa é uma das coisas interessantes dessa dieta, gosto dessa preocupação que existe com a saúde.

Sem título

Após o cálculo, é exibida uma imagem com a quantidade de dias que você ficará em cada fase. A Fase de Ataque dura poucos dias (no meu caso foram apenas 3). O Dr. Pierre Dukan conta em seu livro que no princípio, quando ele começou a criar a dieta, ele mandou que seu paciente comece apenas proteínas. Porém, algum tempo depois ele inseriu os legumes para que a dieta não fosse tão “chata” (o “chata” foi meu, ele não disse isso). Apesar de não gostar muito de verduras e legumes, acho um alívio o dia em que posso comê-los.

Continuando…Após a Fase de Ataque vem a Fase de Cruzeiro. Durante essa fase você perde em média 1Kg por semana. Sendo assim, se você perdeu 3Kg na Fase de Ataque (que foi o meu caso), você precisará de mais 11 semanas na Fase de Cruzeiro para perder um total de 14Kg. A Fase de Consolidação que se inicia após o alcance do Peso Ideal tem duração de 10 dias X cada quilo perdido. Usando meu exemplo: para os 14Kg perdidos, terei que ficar 140 dias na Fase de Consolidação.

A Fase de Estabilização, conforme o nome mostra, consiste no seu dia-a-dia daí por diante. Seu peso estará consolidado e você apenas terá que mantê-lo. Apesar de você levar uma vida “normal” daí por diante, você levará algumas coisas para o resto da vida (se quiser continuar com o Peso Ideal), como fazer a “quinta-feira protéica”. Mas o que vem a ser um único dia só de proteínas quando ficamos meses comendo apenas isto, né?

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Abaixo está a minha linha do tempo da dieta (da Fase de Ataque à Fase de Consolidação).

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P.S.: Nesse fim de semana vou postar algumas das receitas que vou fazer do site Dieta Dukan Receitas e do meu livro novo de receitas Dukan =)

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